Com 20.322 votos, a oncinha do Refúgio Bela Vista, da Itaipu Binacional, foi batizada de Cacau. O nome foi escolhido após concurso que teve a votação final feita por internautas.

O nome Cacau teve 70% da preferência dos 28.927 votos.  A sugestão vencedora foi de Meiriele Maria Ribeiro Minhuk, de Ribeirão Preto (SP). Ela vai ganhar um Iphone 6 e o status de madrinha da filhote.

O segundo nome mais votado foi Gaia, sugerido por Renata Thomazi.

Cacau nasceu em 28 de dezembro. O nascimento  foi o primeiro caso bem-sucedido de reprodução da espécie no Refúgio Bela Vista, em 14 anos de tentativas. A mãe, Nena, de cor preta, tem três anos de idade e chegou ao Refúgio em agosto do ano passado, doada pelo Criadouro Científico Instituto Onça-Pintada, de Goiás. O pai, a onça-pintada Valente, tem nove anos de idade e é morador antigo do refúgio.

Para garantir a integridade das onças, mãe e filha ocupam o recinto nas segundas (dia fechado para visitação), quartas e quintas-feiras, sábados e domingos. Na terça-feira e sexta-feira, Valente fica no local. O revezamento garante o bem-estar da família em cativeiro, mas o macho deve permanecer separado da filha. A exemplo do que ocorre na natureza, o pai não desenvolve instintos para cuidar dos filhotes e pode machucá-los.

Com Assessoria Itaipu

Foto Alexandre Marchetti