Facebook

ALERTA DE GEADAS INICIA NESTA QUINTA

O Alerta Geada começa nesta quinta-feira (9) e vai até o fim do inverno em 23 de setembro. O serviço emite previsões de geada por categorias de intensidade – fraca, moderada ou forte - com antecedência de 72, 48 e 24 horas para todas as regiões do Paraná. Textos e mapas temáticos são atualizados diariamente na página do Simepar (www.simepar.br).

Em caso de geada prevista com impacto para a agricultura, o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) lança um boletim sugerindo medidas a serem tomadas pelos agricultores para evitar ou minimizar danos às lavouras de culturas sensíveis a baixas temperaturas. Também são beneficiados os setores de turismo, construção civil e comércio.

As mensagens são disseminadas por celular e e-mail para usuários cadastrados, bem como nas redes sociais e veículos de comunicação. A novidade deste ano é o aplicativo Iapar Clima. Interessados em receber os avisos devem cadastrar-se na página do Iapar (www.iapar.br) no tópico Agrometeorologia – Alerta Geada.

INVERNO 2019 - Segundo o coordenador de Operação do Simepar, meteorologista Marco Jusevicius, o inverno típico no Paraná apresenta poucas chuvas e massas de ar frio a partir da segunda quinzena de maio. “As geadas são mais frequentes em junho e julho - quando as temperaturas médias ficam mais baixas", afirma. Em condições normais são registrados de um a quatro eventos por ano, mais concentrados entre o centro e o sul do Estado, podendo atingir o norte. Neste ano, o inverno do Hemisfério Sul deve sofrer influência do fenômeno climático El Niño fraco. “Os prognósticos até o momento indicam temperaturas e chuvas um pouco acima da média, com menor frequência e intensidade de massas de ar polar e geadas”, observa Jusevicius.

METODOLOGIA - Mantido desde 1995 pelo Simepar e Iapar em parceria com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural Emater, o Alerta Geada tem alto grau de confiabilidade. Os cenários são montados por meio de modelos numéricos de previsão indicativos da tendência de comportamento da temperatura do ar nos próximos dias. As condições do tempo são analisadas com base em dados de temperaturas, pressão atmosférica, ventos e umidade do ar coletados por uma rede de estações telemétricas. O Simepar fornece ao Iapar o sistema ClimatOS, que armazena e cataloga dados meteorológicos usados por pesquisadores.