Facebook

ARTISTA PLÁSTICO REALIZA OFICINA EM ESCOLA MUNICIPAL

Uma turma de alunos da Escola Municipal Suzana Moraes Balen teve uma tarde muito especial na última terça-feira (09). Eles participaram de uma oficina de artes com o artista plástico Miguel de Paula, reconhecido pelas artes sustentáveis e por ter criado a obra do tatu-bola que se transformou no mascote da Copa de 2014.

 

A oficina durou quatro horas que passaram num piscar de olhos; as crianças se entregaram a uma aula dinâmica e interativa que transformou aquela tarde em um momento inesquecível. Papel, tinta, lápis, técnica, imaginação, e, sim, meditação: a mistura de vários elementos capturou a atenção e deram origem a desenhos repletos de cores e formas. “Eu desenvolvi essa didática, para trabalhar o lúdico, a respiração e instigar a criação coletiva, interativa com as crianças”, comentou De Paula.

 

Mas além dos desenhos e dos olhares infantis atentos, mais um se destacava entre as fileiras da sala de aula, era o da atriz Gorete Milagres, conhecida por interpretar uma das personagens mais queridas do humor brasileiro: a Filó, que fez história no programa “A Praça é Nossa”. A atriz que é namorada do artista visual, também participou da oficina.

 

Ao final do curso, a atividade se transformou em várias salvas de palma à arte, aos alunos, ao artista e a todos que participaram da ação. A alegria estava estampada além das cores no papel; brotavam nos contornos dos lábios, em sorrisos de encantamento e magia. “Eu adoro desenhar, estou muito feliz com esta aula”, dizia feliz o pequeno Sandro enquanto dava os últimos retoques no seu desenho.

 

“Que a arte esteja sempre presente. Esta foi uma tarde incrível e vai marcar nossa memória para sempre, uma ação que despertou talento de vários artistas, futuramente arquitetos, artesãos, artistas plásticos, designers”, comemorava De Paula ao final da oficina com o sucesso da atividade.

 

De Paula, que mora em Jericoacoara (CE) está a passeio em Foz do Iguaçu e também realiza tratativas com a Itaipu Binacional para futuras obras de restauração e artes visuais. Ele aproveitou a oportunidade e ofereceu a oficina gratuitamente ao município. A ação cultural foi organizada com apoio da Fundação Cultural e da Secretaria Municipal da Educação.

 

Artista

O artista visual é bastante reconhecido pela construção multifacetada da sua arte que está em esculturas, murais, becos, fotografias pelo Ceará e em outros locais do país e que ganham o mundo através das redes sociais. “A arte joga uma luz no obscuro, ilumina o que ainda não se enxerga com clareza”, comentava De Miguel nos intervalos das atividades.

 

Foi o compromisso com o meio ambiente e com causas sociais que o levaram a integrar a campanha desenvolvida pela Associação Caatinga para preservação do tatu-bola. Ele desenvolveu a escultura que representou a campanha e se transformou no mascote da Copa de 2014.

O projeto de conservação do tatu-bola foi elaborado pela Associação Caatinga em parceria com a ONG The Nature Conservancy e um grupo de especialistas em tamanduás, preguiças e tatus da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em Inglês).

 

A escultura representando o animal - que também estão espalhadas nos municípios do Ceará – surgiu para transmitir uma mensagem pela proteção desta espécie comum no Ceará e que está ameaçada de extinção. Hoje, o animal é símbolo de Cratéus, importante cidade daquele estado.

 

A obra comprometida e sustentável e que pretende jogar a luz e dar visibilidade ao invisível está também em ações culturais importantes como a revitalização de espaços de Ceará. “Transformamos vários becos, que representavam a depredação, e o abandono, a marginalização, em arte, uma ação que contou com várias parcerias”, contou De Paula. A identidade e a representação da cultural indígena também estão bastantes presentes nas obras do artista plástico que é autor de um painel feito a base de tampinhas de garrafa pet, situado na rodoviária de Cratéus.

 

Escolha

A diretora da escola, Enir Ledesma dos Santos, ficou encantada com a atividade e falou da importância do desenvolvimento das várias inteligências no ambiente escolar, com incentivo ao campo artístico. “Esta turma possui bastante dificuldade em algumas áreas, mas é a mais sensível e com mais habilidade artística, e a oficina foi maravilhosa para despertar essas habilidades, além de contribuir para a aprendizagem de outras áreas”, comentou.

 

Para escolher a escola que seria presenteada com a oficina, a Fundação Cultural utilizou o critério da escola com o maior número de finalistas no Concurso de Desenhos do Mês da Mulher, que premiou 25 alunos que desenvolveram os melhores desenhos retratando o protagonismo feminino na história.