Facebook

Atividades marcam a semana da mulher

Celebrado no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher ganha, este ano, uma programação especial em Foz do Iguaçu. Diversas atividades foram programadas através de uma parceria entre a Secretaria Extraordinária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Fundação Cultural e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM). O objetivo é envolver o público feminino e promover o empoderamento das mulheres de todas as idades.

Com o tema: “Você não está sozinha”, a campanha também representa a preocupação em trabalhar com a sororidade e a informação a respeito da rede de prevenção à violência contra a mulher. No material publicitário – que será distribuído em todas as secretarias - endereços de locais de acolhimento são listados.

A campanha inclui uma série de atividades gratuitas, desde oficinas de artesanato, rodas de conversa, palestras, cine-debate. Elas seguem até o dia 28 de março. “A intenção é reunir grupos de debate e levantar discussões acerca do papel da mulher na sociedade, espaço de poder e protagonismo feminino. Além disso também vamos tratar do compromisso do governo municipal com a Agenda 20/30 (ONU) sobre equidade de gênero”, disse a secretária de Direitos Humanos, Rosa Maria Jerônymo.

A ideia de promover ações abertas à comunidade vem de encontro a outras ações já iniciadas anteriormente, como os “16 Dias de Ativismo Contra a Violência”, realizado em 2018, que contou com mais de 50 ações em diversos nichos da cidade. “Há alguns anos o movimento de mulheres vem crescendo e trazido impacto global, pois o assunto está sendo discutido mundialmente. Aqui no Brasil, acompanhamos recentemente a premiação de uma escola de samba (Macha Verde) ao abordar a mulher como tema”, disse Kiara Heck, coordenadora do CRAM.

DESPERTAR
Segundo ela, ações como os 16 dias de Ativismo, e agora, no mês da mulher, promovam não somente a discussão, mas também o despertar. “Esse não é um período de celebração, e sim de militância, de reflexão sobre o tema, e todo e qualquer movimento coletivo gera uma emancipação popular e coletiva”, afirmou Kiara. Para ela, a iniciativa em Foz reforça os programas de prevenção à violência contra a mulher, mas também dão luz à emancipação e resgate das potências da mulher.

ATIVIDADES
As ações iniciaram nessa quarta-feira, 6 com a oficina de artesanato no Terminal de Transporte Urbano. A atividade se repete hoje (7), das 8h às 17h. A atividade é aberta a membros de clubes de mães e outras pessoas interessadas. “Abrimos hoje (ontem) e vieram muitas mães de fora que ficaram interessadas em aprender algo”, disse Anaíde Daroz, que ministrou o curso de fuxico. Para participar não é preciso inscrição prévia.

ENCONTROS
Nesta sexta-feira (8) acontece o Café da Manhã com as servidoras públicas na sede da Fundação Cultura, a partir das 8 horas. Às 10h30 um grupo de mulheres integrantes dos clubes de mães estará nas Cataratas do Iguaçu, praticando uma aula de Yoga sob a coordenação da secretaria de DH, do Coletivo Educador Municipal e Parque Nacional do Iguaçu.

No período da tarde, na sede do CRAM (Rua Padre Bernardo Plate, 1250-Jardim Polo Centro) será realizada a Ciranda da Marilu, uma roda de conversa com as servidoras. No CMEI Comendador Pedro Jacob Lakus, a partir das 15 horas acontece a Roda de conversa com as mães sobre o empoderamento da mulher e suas consequências sociais e a abertura oficial da campanha.

Além da programação oficial envolvendo a administração pública, coletivos e grupos organizados também estão com programação especial para o mês da mulher, como a Marcha das Mulheres, que acontece dia 8, das 19h às 22h, com concentração no Bosque Guarani e percurso até a Praça da Paz.

PROGRAMAÇÃO

07/03 - QUINTA-FEIRA
08hs ás 17hs - Oficina de artesanato básico
LOCAL: Terminal de Transporte Urbano (TTU)
RESPONSÁVEIS: SEDH

08/03 - SEXTA-FEIRA
08hs - Café da manhã com as servidoras
LOCAL: Fundação Cultural
RESPONSÁVEIS: SEDH, Fundação Cultural

08/03 - SEXTA-FEIRA
13hs às 17hs - Ciranda da Marilu - Roda de conversa com servidoras (mediadora: Kiara)
LOCAL: CRAM - Centro de Referência em Atendimento a Mulher em Situação de Violência -
Rua: Padre Bernardo Plate, 1250 - Jardim Polo Centro
RESPONSÁVEIS: CRAM, SEDH

08/03 - SEXTA-FEIRA
10H30 - YOGA AO AR LIVRE COM MULHERES DOS CLUBES DE MÃES (Professora Rose)
LOCAL: Cataratas do Iguaçu
RESPONSÁVEL: SEDH

08/03 - SEXTA-FEIRA
15:30hs - Roda de conversa com as mães - Empoderamento da mulher e suas consequências sociais. (Marcia e Mazé).
LOCAL: CMEI Comendador Pedro Jacob Lakus
RESPONSÁVEL: SEDH

13/03 - QUARTA-FEIRA
15hs - Palestra: Igualdade de oportunidade, inclusão e não discriminação. (Dra. Karine Brito dos Santos)
LOCAL: Fundação Cultural
RESPONSÁVEIS: SEDH, Fundação Cultural

14/03 - QUINTA-FEIRA
19hs - Cine Clube Mulher - "Que horas ela volta?"
LOCAL: Secretaria Extraordinária de Direitos Humanos, Rua: Edmundo de Barros, 237 - Centro
RESPONSÁVEL: SEDH

15/03 - SEXTA-FEIRA
13hs às 17hs - Você não está sozinha: Um olhar para si (serviços da Embelleze: corte de cabelo, maquiagem, design de sobrancelhas e esmaltação).

Zumba, yoga, defesa pessoal.
(Coral Canto em Canto, Maracatu)
LOCAL: CRAM - Centro de Referência em Atendimento a Mulher em Situação de Violência - Rua: Padre Bernardo Plate, 1250 - Jardim Polo Centro.
RESPONSÁVEL: CRAM

18/03 - SEGUNDA-FEIRA
19hs - Palestra sobre assédio
LOCAL: Hotel Bella Italia - ( palestrante Nancy Stancki da Luz)

20/03 - QUARTA-FEIRA
15hs - Palestra: Mulheres no espaço de poder (Dra. Thaise Tomé)
LOCAL: Fundação Cultural
RESPONSÁVEIS: SEDH, Fundação Cultural

21/03 - QUINTA-FEIRA
19hs - Cine Clube Mulher - Safa de Perdizes. (mediadoras: Lorena e Mazé)
LOCAL: Secretaria Extraordinária de Direitos Humanos - Rua: Edmundo de Barros, 237 - Centro.
RESPONSÁVEL: SEDH

25/03 - SEGUNDA-FEIRA
19hs - Palestra: Valorização da Mulher (psicóloga Kiara)
LOCAL: Assembleia de Deus - Rua: Quintino Bocaiúva - 991, Centro
RESPONSÁVEL: SEDH

27/03 - QUARTA-FEIRA
15hs - Roda de conversa: Saúde da população negra, rede mulheres negras. (Dra. Angela Souza, Crica Galdino e Mazé)
LOCAL: Fundação Cultural
RESPONSÁVEIS: SEDH, Fundação Cultural

28/03 - QUINTA-FEIRA
19hs - Cine Clube Mulher - Zuzu - Estilista e mãe de um desaparecido político a procura de seu filho. (Mediadores: Dra Silvana Souza e Ivan Seixas).
LOCAL: Secretaria Extraordinária de Direitos Humanos - Rua Edmundo de Barros, 237 - Centro
RESPONSÁVEL: SEDH