Facebook

CARNE, MILHO E ALGODÃO ELEVAM O PIB BRASILEIRO

O PIB do setor agropecuário brasileiro deve avançar 0,6% em 2019, segundo projeções do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgadas nesta terça-feira, com impulso do setor de produção de carnes e também de uma boa safra de milho e algodão.

 

Em fevereiro deste ano, o Ipea, fundação vinculada ao Ministério da Economia, previa alta de 0,4% no PIB do setor, prejudicado neste ano pela queda de mais de 4 por cento na safra de soja após uma seca.

 

"A pecuária deve ser determinante para o crescimento do PIB agropecuário... A maior contribuição para esse aumento é de bovinos, com previsão de incremento de 3% em relação ao ano passado", disse o órgão, lembrando que o grupo dos bovinos contribui com cerca de metade do PIB da pecuária.

Dentre os produtos da produção animal, o Ipea destacou também a indústria de suínos, com projeção de aumento na produção de 5,6% devido à disseminação da peste suína africana na China, que causará grande impacto na produção de carne de porco naquele país, que por sua vez está elevando importação de produtos brasileiros.

 

A previsão para a agricultura, por outro lado, é de uma leve alta de 0,1%, com o crescimento limitado pela queda na safra de soja, o principal produto do setor do Brasil, maior exportador global da oleaginosa.

A queda na produção de soja, na comparação com um recorde do ano passado de quase 120 milhões de toneladas, fará com que o PIB do setor agrícola fique praticamente estagnado, apesar da expectativa de avanço expressivo de 12,6% para o milho e de 29% para o algodão em caroço.