Facebook

FEIRA DO PEIXE COMEÇA NA TERÇA-FEIRA

Começa nesta terça-feira (16), às 18 horas, a 15ª edição da Feira do Peixe Vivo, no Parque de Exposições do CTG Charrua, em Foz do Iguaçu. O evento seguirá até quinta-feira (18), com funcionamento das 10h às 22 horas. A entrada é franca.

 

Promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), Cooperativa da Agricultura Familiar, Fundação Cultural e Sindicato Rural, a feira vai ofertar mais de 30 toneladas de peixes de diferentes espécies, como pacu, tilápia, curimba, jundiá, bagre, carpa, piapara e pintado (criados em tanque terra ou tanque rede).

 

Entre as novidades deste ano estão produtos a base de peixe sem glúten e sem lactose e o escondidinho de bacalhau de tilápia, preparado pelos alunos do curso de Técnico em Cozinha, do IFPR. “O bacalhau de tilápia é o processo de salgar o peixe (no caso a tilápia), desidratar e hidratar com leite ou água. Faremos um preparo com pimentões e legumes, como o tradicional bacalhau à portuguesa e acrescentaremos o purê de batatas”, explicou o professor do curso, Rafael Miranda.

 

Os alunos do IFPR também farão uma esfirra de tilápia com catupiry. “Todos os anos preparamos diferentes pratos com pescado, como forma de incentivar os produtores e empresários da região a replicar essas ideias em bares e restaurantes”, disse.

 

Além desses produtos, o público poderá provar bolinhos a base de tilápia, linguiça de peixe defumada, coxinha e pastel de peixe, entre outros. “A feira já é uma tradição na cidade. No ano passado cerca de 15 mil pessoas passaram pelo evento e os produtores venderam mais de R$ 200 mil. Desta vez, nossa expectativa é receber 25 mil pessoas”, afirmou o diretor de agricultura Jan Albert.

 

A exemplo dos anos anteriores, também haverá comercialização de produtos artesanais produzidos pelos Clubes de Mães de Foz do Iguaçu.