Facebook

Mais uma vez, Balzac

Denise Paro

Talk show na sexta-feira, dia 12, abordará a adaptação do romance de Balzac, Cristo Espera por Ti, para a linguagem de quadrinhos, cinema e televisão

Na França do século XIX prosperaram inúmeros escritores célebres. Um deles foi Honoré de Balzac que deixou uma vasta obra literária retratando com fidelidade a sociedade da época e problemas sociais decorrentes do dinheiro e da hipocrisia familiar. É justamente Balzac que volta à cena, agora em Foz do Iguaçu. Nesta sexta-feira, dia 12 de maio, às 19h, será realizado, no Hotel Mabu Interludium, um talk show com entrada franca sobre a adaptação de uma das obras de Balzac, Cristo Espera por Ti, para o formato de história em quadrinhos, televisão e cinema.

O livro Cristo Espera por Ti é um romance pangrafado por Waldo Vieira e publicado em 1965. Retrata uma história que se passa na cidade francesa de Carcassonne no século XIX protagonizada por Charlotte, uma mulher que tem uma morte trágica e tenta entender porque precisa renascer.

Participarão do talk-show Lúcia Novaes, diretora da Série Bons Sonhos, exibida no canal GNT e premiada, em 2011, pelo Instituto de Estudos da Televisão pela série “Quem São eles”, gênero investigativo científico; o quadrinista Lillo Parra, considerado o melhor roteirista do Brasil em 2016 no prêmio HQ MIX e o quadrinista e ilustrador Laudo Ferreira, vencedor do prêmio Angelo Agostini como melhor desenhista em 2008 e 2009. O trio é responsável pela adaptação da obra para o formato história em quadrinho, animação, série de televisão e longa-metragem.

Especialistas e com vasta experiência em ilustração e imagens, Lúcia e os quadrinistas irão abordar técnicas usadas para transpor a linguagem de livro para quadrinhos e cinema, como também atualizar sobre o andamento do projeto caracterizado como narrativa transmídia. “A intenção é não se concentrar apenas em contar uma história específica, por apenas um ponto de vista, mas ter um amplo universo narrativo que integre múltiplos relatos”, explica a professora Málu Balona, coordenadora do projeto.

Esta não é a primeira produção envolvendo o livro Cristo Espera por Ti. Inspirado no livro, o cineasta Geraldo Sarno produziu o documentário O Último Romance de Balzac, premiado no 38º. Festival Internacional de Cinema de Gramado, em 2010 na categoria Especial do Júri e direção de arte.

Do século XIX ao século XXI – O talk-show sobre a adaptação do livro para diferentes linguagens faz parte das atividades do curso Honoré de Balzac: do Século XIX ao Século XXI que inicia na sexta e segue até domingo. No evento, a obra Cristo Espera por Ti será analisada por professores especialistas no assunto.

Outra atividade gratuita, do evento, é o lançamento do livro Balzac para Sociólogos, de autoria da socióloga Lilia Junqueira, (Editora Appris) e do e-book Cristo Espera por Ti – edição comentada pelo psicólogo Osmar Ramos Filho (Editora Editares) no domingo, às 18h15.

Serviço: Talk show com Lúcia Novaes, Lillo Parra e Laudo Ferreira

Dia 12 de maio, às 18h30 – Entrada Franca

Lançamento de livros:

Balzac para Sociólogos de Lília Junqueira e e-book Cristo Espera por Ti (Balzac-Vieira)

Dia 14 de maio às 18h15 - Entrada Franca

Local: Hotel Mabu Interludium, Bairro Cognópolis