Facebook

VACINA CONTRA A GRIPE PARA TODOS

A campanha contra a gripe termina nesta sexta-feira (31) para os grupos prioritários, mas a partir de segunda-feira, 3 de junho, o saldo de doses da vacina estará disponível nas unidades de saúde para toda a população. A Secretaria Municipal de Saúde segue a orientação do Ministério da Saúde, que prevê a cobertura vacinal de 90%, mas esclarece que as doses disponibilizadas integram o estoque limitado da campanha.

Hoje (31) ainda podem receber a vacinas os grupos prioritários formados por: crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos; gestantes, puérperas; idosos; povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 20 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e policiais civis e militares.

Em Foz, os grupos prioritários somavam 68.170 pessoas. As menores coberturas vacinais ficaram respectivamente com crianças (63%) e gestantes (76%). A maior cobertura ficou com as puérperas que atingiu 97% do público e dos idosos, com 94% imunizados. No total, 8 mortes foram causadas pela gripe na cidade este ano. No estado os óbitos somaram 37.

O inverno inicia em 21 de junho, e as autoridades da saúde orientam a comunidade a buscar imunização. “É muito importante que a comunidade entenda a importância da vacina justamente para que essa proteção seja garantida. A gripe precisa ser levada a sério, assim como métodos de prevenção como higienização das mãos, ambientes ventilados e não compartilhar objetos de uso pessoal”, disse o enfermeiro e chefe da Vigilância Epidemiológica, Roberto Doldan.

Os principais sintomas são: febre, tosse, dores no corpo e na garganta, fadiga e calafrio. O vírus pode potencializar complicações e comorbidades.